LEGISLATIVO APROVA MOÇÃO PARA EQUIPE DO SETOR DE CONTROLE DE VETORES E PARA OS ATLETAS DO KARATÊ DA CIDADE

29/10/2014 - 16:24:00

Os vereadores de Santa Fé do Sul aprovaram por unanimidade na noite desta terça-feira (28), durante a 16ª Sessão Ordinária, 02 Moções de Aplausos. A primeira de autoria do vereador Ronaldo Eugênio Lima (DEM) foi dirigida a equipe de I.E.C (Informação, Educação e Comunicação) do Setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde do Município, pela criação e apresentação da peça teatral “Agentes em Combate”, são eles: Rosangela de Souza Zanchini, Veronice Fogari, Evaldo Roberto de Souza, Ailton Lima de Freitas e Rafael Pacheco da Silva. Os agentes tiveram a brilhante idéia de usar o teatro, por ser um meio de linguagem universal, para apresentar os males da dengue e os meios de combatê-la. As crianças das escolas da rede pública e privada de até 10 anos, puderam ver a bela apresentação e assim levar as informações a seus familiares. A moção hora exposta parabeniza também todos os Agentes de Vetores do Município pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo para o combate da dengue.

A segunda de autoria do vereador e Presidente da Câmara Alcir Gilberto Zaina (PSDB), foi dirigida aos atletas do Karatê do município, bem como ao técnico da equipe, Joaquim Gonçalves da Silva, que participaram e foram medalhistas no Campeonato Brasileiro de Karatê realizado nos dias 17 e 18 de Outubro na cidade de Brasília/DF. Os karatecas do Projeto Esportivo Karatê para Todos da Secretaria de Esportes e Lazer de Santa Fé do Sul que conquistaram medalhas foram Gustavo Alves Fernandes na modalidade Kumitê (Categoria 12/13 anos) e Sandro Sebin na modalidade Kata (Categoria 44/49 anos). O vereador destaca a honra de saber que no município existem atletas tão engajados e perseverantes.

Ainda na pauta do dia foram encaminhadas 16 Indicações e aprovados 02 Requerimentos. No primeiro o vereador Wagner Lopes (PMDB), solicita informações da Administração Municipal, sobre de quem é a responsabilidade da manutenção do Parque da FEPASA, e o que teria ocasionado a mortalidade dos peixes do parque, uma vez que recentemente o vereador recebeu inúmeras reclamações dos moradores circunvizinhos e usuários sobre a falta de manutenção e mau cheiro devido à grande quantidade de peixes mortos, sem contar com a deterioração dos bancos e a sujeira acumulada.

No segundo o vereador Evandro Farias Mura (PPS), solicita da Elektro Eletricidade e Serviços – S/A, informações sobre o número de postes de madeiras que ainda existem no município, se a empresa possui algum programa para fazer a substituição e quais seriam os critérios utilizados. Tal propositura é grande relevância, uma vez que recentemente houve no município a queda de um poste de madeira com data de Fevereiro de 1981 que se encontrava com sua base podre, ocasionando danos materiais e transtornos aos moradores e vizinhos do local.

Dos Projetos na pauta do dia dois foram de maior destaque, o primeiro é para o Projeto de Lei nº 101/2014  de autoria dos vereadores Evandro Farias Mura (PPS) e Wagner Lopes (PMDB), ”Que proíbe a permanência de ônibus estacionado com o motor ligado no Terminal Rodoviário Clóvis Oger de Santa Fé do Sul”, foi apreciado e  aprovado por unanimidade. O Projeto ora exposto pelos edis, visa minimizar a poluição do ar pela emissão de monóxido de carbono dos escapamentos dos ônibus bem como a poluição sonora produzida pelo ruído dos motores, uma vez que é comum os passageiros ficarem defronte as plataformas seja para embarque e desembarque expostos  a fumaça e ao barulho do motor suportando tal incômodo.

O segundo é o Projeto de Lei nº 112/2014 de iniciativa do Executivo que - “Dispõe sobre a gratuidade do transporte público coletivo urbano às pessoas com idade igual ou superior a 60(sessenta) anos e às com pessoas com deficiência”. A Prefeitura de Santa Fé do Sul, por meio da Lei Municipal n° 2.256, de 26 de Fevereiro de 2004, havia atribuído a gratuidade aos passageiros maiores de 60(sessenta) anos, entretanto, o projeto submetido à análise possui critérios, embasado em Legislação Federal, fato este, que houve a necessidade da revogação da lei supra. Seguindo com os Projetos aprovados estão os Projetos de Lei nº 110/2014 e 114/2014 de realocações de créditos para setores da Administração Municipal  e SAAE, o Projeto de Lei nº 111/2014 dando nova redação ao §4° do artigo 107 da Lei nº 3.104, de 14 de Agosto de 2013, o  Projeto de Lei nº 113/2014 – “Dispõe sobre a premiação aos participantes do 5° Fórum de Iniciação Científica da Fundação Municipal de Cultura – FUNEC, todos em regime de urgência.

Fonte: Adaiane Bueno

Créditos: Adaiane Bueno