Vereadores participam da VI AQUISHOW

27/08/2015 - 16:10:00

Na manhã desta quarta-feira, (26) os vereadores da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul participaram no Complexo Turístico, Cultural e Histórico de Santa Fé do Sul da abertura da VI edição da Aquishow.

O evento que é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura, da Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo através da CATI Regional de Jales, da Apta e do Instituto de Pesca, entre outros parceiros, reuniu piscicultores, pescadores, agricultores familiares e empresas do ramo da pesca e tem como objetivo central mostrar a importância da utilização da técnica tanque rede em três aspectos: econômico, ambiental e social.

Em discurso o presidente da Aquishow Fernando Oliveira Mendonça, falou sobre o grande potencial que a produção de peixes tem na geração de renda, de emprego de oportunidades e para produção de alimentos de alta qualidade, disse também que é importante que esse crescimento aconteça de forma ordenada e sustentável, sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Já o Ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho anunciou durante seu discurso que foi publicado ontem no DOU – Diário Oficial da União, uma normativa que regulamenta o deslocamento dos tanques redes sem qualquer punibilidade para os produtores desde que respeitem a cota de cada reservatório. O Ministro completou ainda dizendo que a piscicultura é o novo caminho de desenvolvimento econômico, um caminho de prosperidade, de geração de emprego e renda e ainda garante a segurança alimentar e de qualidade para a população brasileira.

Estiveram ainda presentes no evento o Prefeito Armando Rossafa a vice Elena Rosa, o Deputado Estadual Itamar Borges, O Secretario de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Fé do Sul, e presidente da CIMDESPI, Jeferson Oliveira Mendonça, Diretor do Instituto da Pesca do Estado de São Paulo Dr. Édison Kubo, o Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado de São Paulo Sr. Adauto Paulino Barbosa, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Deputado Arnaldo Jardim, Coordenador da Apta – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio Dr. Orlando Melo de Castro, além de diretores e coordenadores da CATI, Prefeitos de toda região, superintendes do MPA de São Paulo e Mato Grosso do Sul, diversos representantes da cadeia produtiva do pescado, empresários, expositores, palestrantes e técnicos.

O evento que acontece de 26 a 28 de Agosto conta ainda com várias palestras, debates, visitas técnicas, praça de alimentação e stands de empresas fornecedoras de equipamentos, materiais, insumos e serviços, tanto para a atividade de piscicultura quanto para a pesca.

O Secretario de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Fé do Sul, e presidente da CIMDESPI, Jeferson Oliveira Mendonça, ressaltou que o evento foi feito para que os piscicultores, pescadores e produtores rurais possam aprimoram seus conhecimentos, conhecer novas tecnologias para sua produção, e também para se unirem em meio à crise da água, para que Santa Fé do Sul continue sendo a capital da Tilapia.

Fonte: Adaiane Bueno

Créditos: Maibi Figueiredo