VEREADORES PARTICIPAM DE REUNIÃO COM SECRETARIO DE SAÚDE PARA DEBATER POSSIVEIS AÇÕES CONTRA A DENGUE NO MUNICÍPIO.

25/01/2016 - 09:30:00

Foi realizada na manhã de segunda-feira (25) na sede do Poder Legislativo de Santa Fé do Sul uma reunião entre os vereadores, o Secretario Municipal de Saúde Carlos Rogério Garcia, e o coordenador de Controle de Vetores Claudinei dos Santos para discutir possíveis ações no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças graves como a dengue, chikungunya e zika.

Durante a reunião o secretário de Saúde Carlos Rogério Garcia explanou sobre as dificuldades encontradas pela equipe de Controle de Vetores no desenvolvimento das atividades de combate ao mosquito, apresentou dados da doença no município, e também falou sobre a Lei nº 2.680 de 24 de fevereiro de 2010 a qual criou o Programa de Combate, Prevenção e Erradicação do Aedes Aegypti no município de Santa Fé do Sul.

Conforme o secretário, as principais dificuldades encontradas são o número elevado de carros abandonados em lotes vazios, além de grande quantidade de entulhos de construção, muitas casas com construções paradas, além de guias e asfalto com defeito, o secretario relatou ainda que no ano de 2015 o município de Santa Fé do Sul, teve 675 notificações, sendo que 459 foram positivos e 145 negativos, já este ano até o momento o município teve 81 notificações, sendo 04 positivos e 03 negativos e outros 74 estão aguardando resultado. Ao final todos puderam debater sobre a Lei municipal nº2.680 a qual estabelece diretrizes para conscientizar e disciplinar a população acerca da importância de sua efetiva participação na prevenção, combate e erradicação do mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, dispondo sobre ações que contribuam com a eliminação do mosquito.

Dando seqüência as ações de combate a dengue, na quarta-feira (27) às 14hs será realizada na sede da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, uma reunião conjunta com a Secretaria de Municipal de Saúde, e o Setor de Controle de Vetores, vereadores e representantes de diversos setores da sociedade, para discutir uma ação conjunta de enfrentamento, combate e controle da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, tendo em vista o risco de epidemia para essas doenças em âmbito nacional.

Fonte: Adaiane Bueno