CÂMARA ENTREGARÁ NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA(30),TÍTULO DE CIDADÃO SANTAFESSULENSE AO PADRE EDUARDO ALVES DE LIMA

28/06/2016 - 10:46:00

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 03, de 24 de Março de 2016, de autoria do vereador Alcir Gilberto Zaina (PSDB), a Câmara Municipal de Santa Fé do Sul realizará no próximo dia 30/06 (quinta-feira) às 20 horas, a Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Santafessulense ao Padre Eduardo Alves de Lima, pelos relevantes trabalhos, como religioso, prestados a esta comunidade.

Padre Eduardo nasceu em 14 de fevereiro de 1984, em Palmeira D’ Oeste, filho de João Alves de Lima e Aparecida Ferreira dos Santos Lima. Viveu a infância no sítio, zona rural de Palmeira D’Oeste, onde freqüentou a Escola Estadual Orestes Ferreira de Toledo, onde completou o segundo grau. Muito jovem, com 19 anos, ingressou no Seminário em São José do Rio Preto - Centro de Ensino Superior Sagrado Coração de Jesus. Dedicou-se aos estudos com afinco e grande paixão pela Filosofia. Desenvolveu seus estágios pastorais nas paróquias de Urânia, Fernandópolis e Ilha Solteira, onde foi ordenado e permaneceu até 2012.

Em 07 de fevereiro de 2010 tem sua ordenação diaconal e em 24 de abril de 2010 acontece sua ordenação presbiterial. Os trabalhos sociais sempre foram a diretriz de seu trabalho sacerdotal, iniciados ainda no período de estágio, de modo mais consistente, em Ilha Solteira.

Após sua ordenação, deu continuidade, integrando-se à Pastoral da Educação e Pastoral Universitária. Inicia as missas universitárias, às 23h00, para contemplar aos alunos dos cursos noturnos. Cria grupos de reflexão e conduz encontros com a juventude universitária. Celebra missas na área de acampamento dos sem-terra e posteriormente, no assentamento. Aproxima-se dos dependentes químicos e dos menos privilegiados, criando laços que o guiariam a manter-se nesta direção.

Transferido para Santa Fé do Sul em janeiro de 2012. Naquela quaresma, aproveitando da Campanha da Fraternidade, inicia um trabalho com os universitários do curso de Odontologia da FUNEC, que foi o incentivo para a primeira missão humanitária, com indígenas da reserva indígena de Dourados, chamada de MOSA – Missão Odontológica Santa Apolônia. Assumiu a direção da Chácara Jerusalém, comunidade terapêutica mantida pela igreja, para tratamento da dependência química, voltadas para o público masculino. Deste trabalho adquire bagagem necessária para apoiar e aconselhar os universitários que são dependentes químicos. Coordenou a Missão Guarani Kayová, também com os alunos de odontologia, em janeiro de 2013. Em um intervalo de 6 meses, duas missões. Computando 40 alunos em trabalho voluntários. Seguiu como palestrante convidado para capacitar funcionários sobre o trabalho humanizado, nas mais diferentes áreas, desde instituições bancárias, escolas e empresas. Na Santa Casa e no AME de Santa Fé do Sul, teve importante papel na sensibilização do atendimento, na acolhida ao paciente e se faz presença constante entre os funcionários e direção. Coordenou a Missão Ekó, a primeira multiprofissional, levando estudantes das diversas áreas profissionais, triplicando o número de participantes.

Criou a ONG UNIVIDA – Universitários em defesa da Vida, uma forma de organizar as missões humanitárias e a partir daí, todas as missões passam a se chamar MISSÕES UNIVIDA, com edições 2014, 2015 e deste ano MISSÃO UNIVIDA 2016, que acontecerá do dia 10 ao dia 16 de julho. As inscrições estavam abertas até o dia 31/03 e serão 07 instituições de ensino superior envolvidas. Ao todo, desde 2012, a UNIVIDA levou 500 voluntários até a Reserva Indígena de Dourados. Para esta atual edição calcula-se mais de 200 voluntários. A partir desse ano, a MISSÃO UNIVIDA passa a ter caráter diocesano. As missas universitárias, no horário inusitado das 23h00, já se tornaram tradição entre os alunos da FUNEC, tendo um público fiel, animado e numeroso. Organizou campanhas de doação de alimentos, roupas para levar até os índios de Dourados. Uma das campanhas sorteou uma moto e obteve uma grande arrecadação em dinheiro para as obras sociais mantidas pela Igreja Católica em Santa Fé do Sul. Trouxe o show do Padre Alessandro Campos, para levantar fundos para a restauração dos vitrais da igreja matriz, enquanto divertia o povo da cidade, em momento de alegria e oração, alcançando um público de 3.500 pessoas neste momento de evangelização. Deu início à Festa do Milho, coordenando as duas primeiras edições da Festa, que alcançou um grande público regional. Celebrou as missas campais, sertanejas, com grande público. Gravou um cd juntamente com uma Companhia de Reis, apoiando as manifestações genuínas da fé cabocla.

Publicou artigos nos jornais da cidade; na Rádio Dinâmica FM, conduziu a “HORA DA AVE MARIA”, às 18h00 e as 04h30 o “AMANHECER COM JESUS”, grande sucesso de audiência, nas madrugadas, onde interagia com os ouvintes.

Transferido para Urânia em janeiro de 2016, continua trabalhando em prol da sociedade santafessulense, dando continuidade às missas universitárias, agora quinzenais e com a parceira da FUNEC, nas missões UNIVIDA. E dirigindo o trabalho na Chácara Jerusalém, onde cuida dos dependentes químicos com respeito, calor humano e interesse pessoal na recuperação de cada um, naqueles que ele conhece pelo nome.

Por tudo isso, faz-se merecedor do Título de “CIDADÃO SANTAFESSULENSE”, como sinal de reconhecimento e gratidão desta edilidade pelos relevantes serviços prestados a esta comunidade.