Vereadores aprovam requerimentos solicitando melhorias para a população

25/03/2015 - 16:20:00

Na Sessão Ordinária que ocorreu ontem (24), os vereadores da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul aprovaram diversos requerimentos, dentre os quais vários são para a melhoria da qualidade de vida da população. Os requerimentos aprovados vêm ao encontro as reivindicações da população e chegam para solucionar antigos problemas, como o da coleta de lixo que é realizada no município, visto que atualmente os lixos estão ficando por muito tempo amontoados nas ruas, causando diversos transtornos a população e a fluidez do trânsito, além de contribuir para que os animais espalhem o mesmo pelas vias. Pensando nisso o vereador Leandro Magoga (PSD), solicitou informações do Senhor João Marchi – Chefe do Setor de Limpeza, e ao Senhor Ariel Ernandes – Secretário de Obras e Serviços Públicos do município, sobre a quantidade de caminhões de lixo que estão fazendo tal serviço, bem como se a estudos visando diminuir o tempo em que esse lixo fica amontoado nas ruas. Em outro requerimento o vereador questionou a TELEFÔNICA/VIVO, sobre a pretensão da empresa em estender a rede telefônica existente no Jardim Europa I, beneficiando assim, uma expressiva quantidade de residências.

Já o vereador Alcir Zaina (PSDB), questionou em seu primeiro requerimento o Senhor Juarez Ferreira de Lima – Gerente da Unidade dos Correios de Santa Fé do Sul, sobre por qual motivo ainda não está sendo realizada a entrega de correspondências no Distrito Industrial III no município, visto que muitos empresários estabelecidos naquele local reclamam da ausência do serviço de entrega. Já no segundo requerimento o vereador, questionou a Administração Municipal se a mesma fez algum mapeamento para saber quais as ruas estão necessitando de recapeamento urgente, e quais serão recapeadas no ano de 2015, haja vista que pela ação do tempo, e pelo constante tráfego de veículos, o asfalto gradativamente se deteriora, ocasionando buracos, interferindo na fluidez do trânsito e conseqüentemente trazendo transtornos a população. Já no terceiro requerimento o vereador solicitou informações do SAAE, se há estudos objetivando firmar convênio entre o SAAE, as Agências Bancárias, Casas Lotéricas e os correspondentes postais, no intuito de viabilizar o pagamento da conta de água e esgoto em todo município, uma vez que o assunto em questão é de grande interesse da população, devido às constantes reclamações dos munícipes quanto à dificuldade de locomoção para o pagamento da conta, uma vez que atualmente o pagamento só pode ser feito no escritório do SAAE localizado no prédio Ganhe Tempo Salvador Pitaro. E por fim o vereador solicitou informações do Senhor David Uip – Secretario de Saúde, sobre o motivo do medicamento OXCARBAZEPINA 60mh/ml não está sendo fornecido pelo SUS ao município, remédio esse que auxilia no tratamento de pacientes com autismo.

Foram aprovados ainda 03 requerimentos de autoria do vereador Wagner Lopes (PMDB), solicitando informações da FUNEC, do SAAE e da Prefeitura, sobre o número de servidores ocupantes de cargos efetivos e em comissão. De autoria do vereador Evandro Mura (PPS), foi aprovado o requerimento que questiona a Administração Municipal, sobre qual motivo o cargo de Biólogo existente no quadro de pessoal efetivo da Prefeitura ainda não foi preenchido, uma vez que o cargo de Biólogo não está provido, embora tenha concurso público em vigência para o referido cargo. O vereador Leandro Magoga (PSD), também foi autor do requerimento que questionou a empresa ALL, sobre o interesse da mesma em assumir o Parque da FEPASA, visto que a empresa desenvolve trabalhos sociais no município aonde tem base. E também do requerimento que solicitou informações da Administração Municipal e da Secretaria de Administração, sobre a existência de ação de usucapião por parte do município em favor da Praça da Biquinha, uma vez que a área encontra-se em posse do município  há anos e o atual proprietário já é falecido e não possui herdeiros. De autoria dos vereadores Leandro Magoga(PSD) e Ronaldo Lima(DEM), foi aprovado o requerimento encaminhado ao Ministro da Justiça, solicitando informações sobre a existência de algum programa de apoio aos Guardas Civis Municipais, visando a aquisição de armas não letais, conforme previsto na Lei Federal nº 13.060 de 22 de dezembro de 2014, além de substituição de viaturas e melhorias no sistema de monitoramento de câmeras.

Foi aprovada ainda a Moção de Aplausos de autoria do presidente da Câmara, Ortencio Ramos (PT) dirigida ao Senhor João Roberto Arcala – Secretario de Cultura do município, parabenizando –o pela grande conquista da implantação do Museu da Imagem e do Som no município.

Ainda na pauta do dia, os vereadores apreciaram e aprovaram 06 Projetos de Lei de autoria do Executivo, sendo eles, n°27/2015, n°28/2015, n°29/2015, n°30/2015, n°31/2015, n°32/2015.

Fonte: Adaiane Bueno

Créditos: Adaiane Bueno