Vereadores participam da 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

15/06/2015 - 11:21:00

O presidente da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, Ortencio Ramos (PT), juntamente com os vereadores, Alcir Zaina (PSDB), Evandro Mura (PPS), Leandro Magoga (PSD) e Wagner Lopes (PMDB), participaram na sexta-feira (12), da 6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania. O encontro foi realizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), no Parque Ecológico Mário Covas em Santa Fé do Sul, durante todo o dia.

No evento os vereadores receberam uma cartilha com modelos de leis que podem ser aplicadas no município e puderam assistir as apresentações dos alunos da APAE de Santa Fé do Sul, ouvir a representante do Programa de Apoio à pessoa com deficiência, Marinalva Cruz,que explanou sobre o direito do trabalho e explicou como funciona o programa no município de Santa Fé, para o melhoramento das condições de emprego, e também a Profª Drª Rita de Cassia Kileber Barbosa da APAE São Paulo, que apresentou todas as barreiras que as pessoas com deficiência passam em se tratando de acessibilidade aos locais comuns de convivência.

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara agradeceu a recepção e o esforço para que pudesse ser criado o Parlamento Regional, e cumprimentou todos aqueles que tem comprometimento com o Poder Público.Sebastião informou ainda a recém aprovação do Estatuto da Pessoa com deficiência, onde é a cidade que deve se adequar às pessoas com deficiência e não o contrário.

Já em seu discurso o Presidente da Câmara, Ortencio Ramos (PT), disse que o evento é muito importante, e que se alegrou muito com a notícia do Estatuto, pois vai poder melhor se integrar na sociedade e ter mais chances de uma vida normal, fator importante para pessoas com deficiência.

Além de vereadores de toda a região, prefeitos e secretários municipais, estiveram presentes  o Secretário adjunto do Estado de São Paulo Cid Torquatro, o diretor da Associação Paulista de Municípios Carlos Cruz, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado Yara Savine, o Deputado Estadual Itamar Borges, várias autoridades e a população.

Fonte: Adaiane Bueno

Créditos: Maibi Figueiredo