A Câmara Municipal adere a campanha "Junho Vermelho", em incentivo à doação de sangue.

04/06/2019 - 16:49:00

Os organizadores do movimento Eu Dou Sangue"  escolheu Junho para a campanha em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, no entanto coincidiu em ser a época do ano em que os estoques dos bancos de sangue, têm uma baixa significativa.

A campanha desde então tem auxiliado na conscientização, reunindo divulgadores e incentivando novos doadores.

Para participar verifique alguns requisitos:

Ter entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e pesando mais de 50 kg.

Dormir pelo menos 6h e evitar comer alimentos gordurosos 4h antes do procedimento.

Apresentar um documento original com foto emitido por órgão oficial (pode ser RG, CTPS ou Cartão de Identidade de Profissional Liberal).

Intervalos para doação: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Impossibilitados de doar.

• Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade (*);
  • Pacientes com hepatites B e C; Aids (vírus HIV); doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Usuários de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária.

Impedimentos temporários:

• Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
  • Gravidez;
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
  • Parto normal: aguardar 90 dias;
  • Cesariana: aguardar 180 dias;
  • Tatuagem: aguardar 12 meses;
  • Quem viajou para Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins deve aguardar 12 meses, pois nesses estados há alta prevalência de malária;
  • Ingestão de bebida alcoólica: aguardar 12 horas;

Mais informações no  Hemocentro pelo telefone (17) 3201-5055 ou através do link: https://www.hemocentro.unicamp.br/seja-um-doador/doacao-de-sangue/

Seja um doador, ajude a salvar vidas!

Fonte: Assessoria da Presidência

Créditos: Assessoria da Presidência