AUDIÊNCIA PÚBLICA – PRESTAÇÕES DE CONTA DA SECRETARIA DA SAÚDE E RELATORIOS DE AVALIAÇÃO DAS METAS FICAIS

24/02/2022 - 16:45:00

A Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, sediou na tarde desta segunda-feira (21/02), a Audiência Pública de Prestações de Contas da Secretaria de Saúde e a Apresentação dos Relatórios de Avaliação das Metas Fiscais relativas ao 3º Quadrimestre de 2021, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

As Metas Fiscais representam uma forma clara de planejamento de receitas e despesas do Município, visando garantir uma melhor gestão dos recursos, e estabelecendo o equilíbrio das contas públicas.

O Presidente do Legislativo Ronaldo Lima (DEM), e os membros da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara, os vereadores Vaguinho Lopes (MDB), Renato Ferraz (PSDB) e Leandro Magoga (PSD), acompanharam a apresentação dos dados realizado pela Contadora do Departamento de Contabilidade da Prefeitura Municipal, Ane Kelly Aparecida dos Santos.

A Receita arrecada pela Prefeitura de Santa Fé do Sul em 2021, foi no valor de R$ 158.938.259,81, e a despesa da Administração Direta (Câmara e Prefeitura) foi de R$ 154.820.129,47.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE arrecadou R$ 15.209.697,78 e aplicou R$ 14.900.518,86.

O Instituto Municipal de Previdência Social – SantafePrev, arrecadou o valor de R$ 39 milhões e aplicou R$ 14 milhões.

O Centro Universitário de Santa Fé do Sul – UniFunec, arrecadou o valor de R$ 39.300.760,74 e aplicou R$ 36.784.174,30.

De forma consolidada, o município arrecadou o valor de R$ 221 milhões, apresentando um Superávit orçamentário no exercício de 2021 de aproximadamente R$ 31 milhões, e a despesa com pessoal total (Prefeitura, UniFunec, SAAE, SantafePrev, atingiu o percentual de 50,42%, ficando abaixo do limite máximo permitido de 54%, e do limite prudencial de 51,30%.

Ao final, diante do que foi apresentado, constatou que as metas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentarias – LDO foram cumpridas.

SAÚDE

A audiência da Saúde, contou com a presença da Secretária de Saúde Rosana Vassoler, que explicou os desafios diários enfrentados diante do cenário pandêmico, e que mesmo diante das dificuldades o governo municipal tem priorizado os cuidados com a população.

Na Saúde foram aplicados os investimentos no valor de R$ 24 milhões, e atingiu cerca 19,24% de aplicação de recursos.

Também acompanharam as audiências, os vereadores Marcelo Favaleça (PSD), Paula Toppan (PP), Murilo Basi (PSL), o Prefeito Evandro Mura, o Secretário de Finanças Marcos Facione, o Diretor Executivo do UniFunec Gilvan Miranda, munícipes e colaboradores.