Campanha Setembro Amarelo 2023 tem como lema “Se precisar, peça ajuda”

15/09/2023 - 16:18:00

A Campanha internacional Setembro Amarelo existe desde 2014 e tem como objetivo a conscientização da importância da vida e auxiliar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu em nossa sociedade.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS,  anualmente são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Em 2023 o lema da campanha Setembro Amarelo é “Se precisar, peça ajuda!”.

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.