LEGISLATIVO E EXECUTIVO MUNICIPAL REALIZAM A ENTREGA SIMBÓLICA DA CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO PARA PESSOAS COM FIBROMIALGIA

01/11/2023 - 15:58:00

O vereador Leandro Magoga, juntamente com o prefeito Evandro Mura, a secretária de Saúde, Rosana Vassoler, a secretária de Assistência Social, Silvia Almeida, a coordenadora do Cras, Camila Reis, a servidora pública, Heloisa José dos Santos, realizaram na terça-feira, 10 de outubro, uma ação simbólica para a entrega da CIPF - Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, para as munícipes Ivone Ribeiro e Tatiane Pontes.

A carteira de identificação de pessoas portadoras de fibromialgia, veio através do Projeto de Lei nº 031/2023, de inciativa do vereador Leandro Magoga, que visa assegurar qualidade de vida digna para as pessoas acometidas pela doença.

O projeto foi discutido, votado e aprovado pelos nove vereadores no plenário da Câmara Municipal em Sessão Ordinária. Após a aprovação foi encaminhado para o Executivo Municipal onde posteriormente foi sancionada a Lei.

Os portadores da síndrome, passam a ter prioridade no atendimento em lugares onde houver fila preferencial, em locais públicos ou privados, utilizar vagas de estacionamento reservadas às pessoas com deficiência, entre outros benefícios, no âmbito do município de Santa Fé do Sul. É importante ressaltar, que o Projeto de Lei não se trata de algum tipo de privilégio, mas de bom senso, visto que, os que sofrem de fibromialgia sentem dores intensas 24 horas por dia.

Os interessados em emitir a carteira da CIPF - Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia ou obter o diagnóstico da doença, devem procurar as secretarias de Saúde e Assistência Social.