Notícias
Câmara Municipal realiza audiência pública voltada ao acompanhamento das políticas públicas específicas ao combate e tratamento do câncer
07/11/2024 - 16:42:00
O evento contou com profissionais que abordaram diversos assuntos relevantes sobre o câncer, promovendo informações essenciais para a saúde.
Na tarde da última quinta-feira, 31 de outubro, a Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, promoveu uma audiência pública no Plenário Dr. João Alfredo do Amaral Ribeiro, dedicada ao acompanhamento das Políticas Públicas Específicas ao Combate e Tratamento do Câncer.
Estiveram presentes na audiência, a vereadora e presidente da Câmara, Paula Toppan, juntamente com a vereadora e vice-presidente Teresinha do Gavas, o prefeito Evandro Mura e demais autoridades.
A presidente também agradeceu aos vereadores; Murilo Basi, José Rollemberg, Renato Ferraz, Marcelo Favaleça, Leandro Magoga, Ronaldo Lima e Vaguinho Lopes pela colaboração na execução do evento.
A audiência contou com especialistas abordando diversos temas de relevância para mais bem cuidado da saúde da população, como; a importância da mamografia, saúde física e emocional, conscientização do câncer de próstata, entre outros.
A fisioterapeuta Dr. Luciana Faissal começou falando sobre a saúde física e emocional na visão das Leis Biológicas, e explicou que vivências e traumas que o ser humano passa pode gerar uma doença.
A Lei Biológica relata que tudo o que o ser humano vive ou viveu, seja; conflitos, perca de algum familiar ou amigo, separações, entre outros, mexe também com o físico. “A percepção que temos a partir dessa vivência, vai gerar uma imagem de representação no sistema nervoso e é a partir dessa imagem que o ser humano vai ter um órgão do corpo comprometido” – diz ela.
Em decorrência, o Dr. Damião Bermal, médico Urologista, usou seu tempo de fala para destacar a relevância da conscientização e prevenção do câncer de próstata.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, especialmente focada na prevenção do câncer de próstata. Durante esse mês, diversas ações e eventos são promovidos para informar os homens sobre a importância dos exames regulares, como o PSA e o toque retal, e sobre hábitos saudáveis.
No Brasil são identificados 70.000 (setenta mil) diagnósticos de câncer por ano, onde 1 a cada 6 homens desenvolvem o câncer de próstata, ocorrendo 15 à 17 mil óbitos por ano.
Por esse motivo os cuidados necessários são de extrema importância, “não há como evitar o aparecimento do câncer, mas pacientes que tem uma boa qualidade de vida, praticam exercícios físicos, não tem obesidade, não exageram no consumo de gorduras insaturadas, apresentam menos probabilidade de ter o câncer de próstata”. – diz ele.
Ele alerta também para o acompanhamento médico anual dos homens acima de 50 anos, ressalta a importância do exame do Toque Retal e conclui dizendo que, cerca de 100% dos pacientes que fazem o tratamento precocemente tem chance de cura.
Para tratar o assunto sobre o câncer de mama, o Dr. Bruno Favalessa, especialista em radiologia, explicou sobre a necessidade de as mulheres acima de 50 anos estarem realizando a mamografia.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que ocorre anualmente, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, buscando promover a importância do autoexame e acompanhamento médico.
Estima-se que há em torno de 40 casos de câncer de mama a cada 100.000 (cem mil) habitantes. O doutor explicou que o exame de mamografia tem um papel fundamental na identificação de tumores não palpáveis permitindo seu tratamento antecipado. “O rastreio permite um diagnóstico mais precoce, isso aumenta as chances de cura, reduz a mortalidade e possibilita que as pacientes estejam sujeitas a cirurgias menos invasivas”. – ressalta.
Há uma grande chance da paciente que busca fazer um tratamento antecipado, não ter que fazer a mastectomia – retirada da mama, a mesma terá a oportunidade de fazer uma cirurgia menor e menos invasiva.
Por fim as primeiras damas, Elaine Mura e Fernanda Benitez, terminaram falando sobre a importância do trabalho do Fundo Social de Solidariedade para pacientes oncológicos.
Além da conquista do mamógrafo que vem facilitando a rotina das mulheres, que antes tinham que se deslocar para outras cidades da região para realizar o exame, há 1 ano atrás o Fundo Social também começou a confeccionar próteses capilar junto com o cabeleireiro Cléber Sanches e a costureira Maria Narciso, buscando renovar a autoestima e levar conforto a todas as pacientes.
Foram desenvolvidas também as “almofadas do coração”, que traz proteção, aliviando dor e desconforto no pós operatório de mulheres que foram sujeitas a cirurgia do câncer de mama.
“Nos sentimos realizadas e muito felizes por estar a frente desse projeto tão importante e que vem mudando e facilitando o estilo de vida de muitas mulheres do nosso município” – diz Elaine Mura.
Para assistir a transmissão ao vivo da Audiência, acesse nossa página do Facebook https://www.facebook.com/camarasantafedosul?locale=pt_BR e para ficar por dentro de tudo que acontece na Casa Legislativa acesse o site https://camarasantafedosul.sp.gov.br/#/
Fonte: Câmara Municipal
Créditos: Câmara Municipal