Resumo das Sessões

RESUMO OFICIAL - 13ª Sessão Ordinária

14/09/2021

13ª Sessão Ordinária

1º Período Legislativo

17ª Legislatura

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA FÉ DO SUL

ESTADO DE SÃO PAULO

 

PRESIDENTE

Vereador Ronaldo Eugênio de Lima

VICE – PRESIDENTE

Vereador Wagner Antônio Pereira Lopes

1º SECRETÁRIO

Vereador João Renato Ferraz

2º SECRETÁRIO

Vereadora Ana Paula Pelaio Garcia Toppan

 

Dia:  14 de setembro de 2021

Horário: 20h às 23h11min

 

TRIBUNA LIVRE

Cidadão: Tony Cleber Rodrigues

Assunto: Transporte de munícipes para trabalhar em outro município.

 

PROJETOS APROVADOS

 

01)- Projeto de Lei Complementar n.º 005/2021, de autoria do Executivo Municipal que, Revoga dispositivos da Lei Complementar nº 198, de 10 de fevereiro de 2011”.

Discussão: Duas

Votação: Nominal

Quorum: Maioria Absoluta

APROVADO: 1ª VOTAÇÃO

 

02)- Proposta de Emenda a Lei Orgânica n.º 001/2021, de autoria do Executivo Municipal que, Altera a redação do Art. 81 da Lei orgânica do Município de Santa Fé do Sul, que trata da publicação dos atos Municipais”.

Discussão: Duas

Votação: Nominal

Quorum: 2/3

APROVADO: 1ª VOTAÇÃO

 

03)- Projeto de Lei n.º 094/2021, de autoria do Legislativo Municipal que, “Institui, no âmbito do município de Santa Fé do Sul, a semana municipal de valorização da vida, o mês do setembro amarelo, o plano municipal de prevenção ao suicídio, e dá outras providências”.

Discussão: Única

Votação: Simbólica

Quorum: Maioria Simples 

 APROVADO

 

04)- Projeto de Lei n.º 100/2021, de autoria do Executivo Municipal que, “Autoriza o Poder Executivo da Turística de Santa Fé do Sul, a abertura de crédito adicional suplementar no âmbito dos programas de trabalho do orçamento vigente, e dá outras providências”.

Discussão: Única

Votação: Simbólica

Quorum: Maioria Simples 

 APROVADO

 

05)- Projeto de Lei n.º 101/2021, de autoria do Executivo Municipal que, “Autoriza o Poder Executivo da Turística de Santa Fé do Sul, a abertura de crédito adicional suplementar no âmbito dos programas de trabalho do orçamento vigente, e dá outras providências”.

Discussão: Única

Votação: Simbólica

Quorum: Maioria Simples 

 APROVADO

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO APROVADO

 

01)- Projeto de Decreto Legislativo nº004/2021, de iniciativa do Legislativo Municipal que, “Outorga Título de Cidadão Santafessulense ao senhor “JAIR MESSIAS BOLSONARO”.

 

MOÇÃO APROVADA

 

  • Número: 009/2021

Autoria: Wagner Lopes

Assunto: Propõe à Mesa, ouvido o Colendo Plenário, satisfeitas as formalidades regimentais, a presente MOÇÃO DE APLAUSOS dirigida ao Excelentíssimo Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Senhor EVANDRO MURA, ao Secretário Municipal de Cultura e Turismo MARCIO ADALTO, e, aos Maestros MARCOS DJAMES e OTONIEL OLIVEIRA FREITAS, parabenizando-os pela primeira apresentação pública da BAMASE – Banda Marcial Som da Estância.

 

REQUERIMENTOS APROVADOS

 

  • Número: 069/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Requer à Mesa, ouvido o Colendo Plenário, satisfeitas as formalidades regimentais, ao Senhor EVANDRO MURA, Prefeito Municipal, solicitando às providencias que se fizerem necessárias, no sentido de prestar a esta edilidade as seguintes informações:

- Existe Lei de criação e funcionamento do Canil Municipal? Qual a finalidade do canil? Em caso positivo, solicito cópia da Lei.

- Atualmente quem administra o Canil Municipal é o Grupo de voluntario da vida animal GAVAS. Como foi firmada esta parceria com o Gavas? Solicito cópia do Termo de Fomento nº08/2021.

- Qual o trabalho executado pelo Centro de Zoonoses? Quantos funcionários tem no setor quais são os cargos e as funções executadas?

 

  • Número: 070/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Requer à Mesa, ouvido o Colendo Plenário, satisfeitas as formalidades regimentais, ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA bem como Secretária Municipal de Assistência Social, SILVIA DE ALMEIDA, solicitando às providências que se fizerem necessárias, no sentido de prestar a esta edilidade as seguintes informações:

-O Município de Santa Fé do Sul, já fez adesão ao Programa Aluguel Social?

-Em caso positivo, as famílias já podem realizar o cadastro? Quais os critérios para a concessão do benefício?

-Em caso negativo, o que tem impedido a Administração de fazer esta adesão?

-O programa Aluguel Social poderá atender também mulheres vítimas de violência doméstica? 

 

  • Número: 071/2021

Autoria: Leandro Magoga/Marcelo Favaleça

Assunto: Requerem à mesa, ouvindo o colendo plenário, satisfeitas as formalidades regimentais, para que seja oficiado o Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, solicitando prestar a estas edilidades a seguinte informação:

-Qual a empresa contratada através da Tomada de Preço para realização das obras da Avenida Caminho das Águas? Solicito cópia integral do contrato.

-O município tem recebido verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos- DADEtur?

-Por qual motivo as obras estão paralisadas? Qual a previsão de reinicio das obras da Avenida Caminho das Águas, e qual a previsão para conclusão?

 

  • Número: 072/2021

Autoria: Leandro Magoga

Assunto: REQUER à mesa, ouvindo o colendo plenário, satisfeita as formalidades regimentais, para que seja oficiado a Senhora VANESSA REGINA DA SILVA PIRES, Diretora do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, solicitando a seguinte informação:

-Como está o processo de implantação do Porto Intermodal no Rio Paraná próximo a Ponte Rodoferroviária?

 

  • Número: 073/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Requer à Mesa, ouvido o Colendo Plenário, satisfeitas as formalidades regimentais, para que seja oficiado ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, Senhor EVANDRO MURA, no sentido de prestar a está edilidade as seguintes informações:

-Está em vigência o convenio assinado entre a Prefeitura Municipal e o instinto Ministério da Pesca que rege o Termo de Permissão de Uso de bem móvel, para utilização de um Caminhão Feira?

-Onde está o caminhão feira recebido através de convenio pela Prefeitura Municipal? Porque o caminhão está parado há tanto tempo?

-A Administração Municipal tem projetos para colocar em funcionamento o Caminhão Feira? Em caso positivo, quando este poderá ser utilizado pela população?

 

INDICAÇÕES ENCAMINHADAS

 

  • Número: 362/2021

Autoria: Wagner Lopes

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito Municipal EVANDRO MURA, bem como ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, BRAZ ODAIR BELLO, as providências que se fizerem necessárias, para que seja feita uma reforma geral, no prédio do ESF (Estratégia de Saúde da Família) Centro IV que é questão de saúde pública, como forma de oferecer à população da região uma assistência básica mais completa e de melhor qualidade, garantindo também o conforto dos usuários e seus funcionários, disponibilizando ambientes confortáveis para que seus servidores possam exercer suas funções laborais com uma maior tranquilidade, sobretudo, ofertar um ambiente harmonioso para a comunidade que precisa usufruir dos serviços prestados pela unidade de saúde.

        Indica ainda as providências que se fizerem necessárias junto ao Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Senhor JOSÉ DIEGO DOS SANTOS FARIA, visando proceder a pintura do bolsão de motos localizado na Rua 19 ao lado da Estratégia de Saúde da Família Centro IV mais precisamente próximo ao cruzamento com a Rua 02, que necessita com urgência para atender à necessidade dos funcionários e pacientes da unidade de saúde.

 

  • Número: 363/2021     

Autoria: Wagner Lopes

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito Municipal EVANDRO MURA bem como ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, BRAZ ODAIR BELLO, as providências que se fizerem necessárias no sentido realizar Recapeamento Asfáltico do estacionamento do Ginásio de Esportes Antônio Ramon do Amaral, bem como a poda das árvores no entorno do prédio.

 

  • Número: 364/2021

Autoria: Wagner Lopes

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, as providências que se fizerem necessárias, junto ao Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente – ORTENCIO VIEIRA RAMOS SOBRINHO, no intuito de realizar estudos visando o plantio de árvores no entorno do Cemitério São João Batista I mais precisamente na calçada da Rua 10 e da Avenida José Domingues da Fonseca.

                              

  • Número: 365/2021

Autoria: Wagner Lopes

Assunto: Indica ao Prefeito Municipal EVANDRO MURA, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, BRAZ ODAIR BELLO no sentido realizar estudos objetivando o prolongamento do calçamento na Rua F que interliga o Bairro Centro Sul a Avenida Paulo Nunes.

Indica ainda, que sejam realizados estudos visando a manutenção, revitalização e religamento das “bolas” decorativas que compõem o canteiro central da Avenida Paulo Nunes.

 

  • Número: 366/2021

Autoria: Marcelo Favaleça

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA as providências que se fizerem necessárias junto ao Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Senhor JOSÉ DIEGO DOS SANTOS FARIA, no sentido de realizar estudos visando a instalação de Redutor de Velocidade “Quebra-molas” na Alameda Rio Branco próximo ao nº30 – Cohab Emídio Araújo.

 

  • Número: 367/2021

Autoria: Marcelo Favaleça

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, as providências que se fizerem necessárias, junto ao setor competente da municipalidade, para que sejam realizados estudos objetivando a instalação de câmeras de segurança nos acessos aos ranchos do Corredor Almeida Prado.

 

  • Número: 368/2021

Autoria: Leandro Magoga

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias junto ao Comandante Guarda Civil Municipal (GCM), Senhor FLÁVIO SOARES RODRIGUES, no intuito de realizar estudos visando a instalação de um posto da Guarda Civil Municipal no Terminal Rodoviário “Clovis Oger”.

 

  • Número: 369/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA as providências que se fizerem necessárias, junto ao Secretário Municipal de Turismo – MARCIO ADALTO, no sentido realizar estudos visando à construção de uma Praça com um Mirante no Residencial Monte Líbano.

 

  • Número: 370/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Indica ao Prefeito Municipal EVANDRO MURA, bem como ao setor competente da municipalidade, para que sejam notificadas as empresas provedoras de internet do município para identificar, alinhar e fazer manutenção periódica de fios e cabos instalados nos postes.

 

  • Número: 371/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, a Secretária Municipal de Assistência Social, SILVIA DE ALMEIDA, que sejam realizados estudos visando instituir no município o programa Mercado Popular, para comercialização de produtos da cesta básica por empresas locais para pessoas carentes cadastradas na Secretaria de Assistência Social.

 

  • Número: 372/2021

Autoria: Paula Toppan

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, a Secretária Municipal de Assistência Social, SILVIA DE ALMEIDA, que sejam realizados estudos visando a ampla divulgação da Lei Municipal nº4.075 de 23 de fevereiro de 2021 que "Institui no Município de Santa Fé do Sul “Credencial para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista" (TEA), e dá outras providências”. 

 

  • Número: 373/2021

Autoria: José Rollemberg

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito Municipal EVANDRO MURA as providências que se fizerem necessárias, junto ao setor competente da municipalidade, no sentido de realizar estudos para a aquisição de um Caminhão Plataforma Truck para transportar as máquinas e equipamentos da municipalidade.     

 

  • Número: 374/2021

Autoria: José Rollemberg

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal EVANDRO MURA, e ao Senhor MATEUS MESSAROS - Secretário Municipal de Esportes, para que sejam realizadas gestões, no sentido de realizar estudos objetivando a realização de um Campeonato Regional de Futsal.

 

  • Número: 375/2021

Autoria: José Rollemberg

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias junto ao setor competente da municipalidade, no sentido de realizar estudos visando a criação de um Memorial Alusivo às vítimas da COVID -19 de nosso Município.

 

  • Número: 376/2021

Autoria: José Rollemberg

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias, junto ao Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Senhor JOSÉ DIEGO DOS SANTOS FARIA, para que sejam instaladas placas de advertência nas plataformas do Terminal Rodoviário, em local de fácil visualização, com os seguintes dizeres: “Proibido permanecer estacionado com o motor ligado”.

 

  • Número: 377/2021

Autoria: Leandro Magoga/Teresinha do Gavas

Assunto: Indicam ao Excelentíssimo Prefeito Municipal EVANDRO MURA, as providências que se fizerem necessárias, junto ao setor competente da municipalidade, no sentido de realizar estudos visando a instalação de sinal de Wifi e um ponto de luz na entrada do Espaço do Artesão.

 

  • Número: 378/2021

Autoria: Teresinha do Gavas

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos – Senhor BRAZ ODAIR BELLO no sentido realizar estudos visando construir “canaletão” para captação da água, nos seguintes locais:

- Alameda Rio Pardo cruzamento com a Alameda Rio São Francisco

- Rua Trajano Teixeira cruzamento com a Rua 10.

 

  • Número: 379/2021

Autoria: Teresinha do Gavas

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO MURA, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos – Senhor BRAZ ODAIR BELLO no sentido realizar estudos visando a realização de Recapeamento Asfáltico das seguintes vias:

- Rua Deraldo da Silva Prado, trecho compreendido entre a Avenida Navarro de Andrade e Rua 10;

- Rua 14, trecho compreendido entre a Rua 19 e Rua 25;

 

  • Número: 380/2021

Autoria: Ronaldo Lima

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias junto ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Senhor BRAZ ODAIR BELO, no sentido de realizar estudos visando instalar Playground de Plástico (Parquinho Infantil) no Parque da FEPASA.

 

  • Número: 381/2021

Autoria: Ronaldo Lima

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias, junto a Secretária Municipal de Educação, Senhora MARILZA BARBOSA DE ALMEIDA MARQUES, no intuito de realizar estudos objetivando a construção de uma creche no Bairro São Francisco.

 

  • Número: 382/2021

Autoria: Ronaldo Lima

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias junto ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Senhor BRAZ ODAIR BELLO, no intuito de realizar estudos visando o Recapeamento Asfáltico de toda extensão da Rua Airton Pietro Maestra, no Jardim Ana Lúcia.

 

  • Número: 383/2021

Autoria: Ronaldo Lima

Assunto: Indica ao Excelentíssimo Prefeito EVANDRO FARIAS MURA, as providências que se fizerem necessárias junto ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Senhor BRAZ ODAIR BELLO, bem como, ao Diretor do Departamento de Conservação do Município, Senhor WILSON CREPALDI FURLAN, visando realizar a limpeza (roçagem) das vias públicas, áreas verdes e áreas de preservação ambiental dos bairros Jardim Colibri, Jardim Botânico, Village e Reserva da Figueira.

 

PRESENÇA DOS VEREADORES

ANA PAULA PELAIO GARCIA TOPPAN PRESENTE
JOÃO RENATO FERRAZ PRESENTE
JOSÉ ROLLEMBERG ARAUJO CASTRO PRESENTE
LEANDRO MESQUITA MAGOGA PRESENTE
MARCELO ALESSANDRO FAVALEÇA PRESENTE
MURILO DA SILVA BASI PRESENTE
RONALDO EUGÊNIO DE LIMA PRESENTE
TERESINHA APARECIDA PADILHA GOMES ALCAMIM PRESENTE
WAGNER ANTONIO PEREIRA LOPES PRESENTE